A saúde do atleta

Oi pessoal, na coluna desta semana vou abordar um tema muito importante para todos atletas e principalmente para os de alto rendimento. É a saúde do atleta.Nós atletas necessitamos estar sempre com a saúde em dia, pois perder alguns dias de treino pode ser muito prejudicial para toda a nossa preparação. Trabalhamos durante todo o ano com um nível muito elevado de esforço e com isso nossa imunidade pode ficar prejudicada.Para nos mantermos saudáveis, devemos ter acompanhamento de um bom médico do esporte e um nutricionista especializado em esporte, trabalhando juntos eles podem montar um bom plano alimentar, e se necessário suplementar, para que possamos conseguir manter a rotina de treinamentos.

A alimentação vai ajudar nosso organismo a ficar mais resistente contra doenças comuns, mas também devemos tomar muito cuidado com doenças contagiosas, e para os alérgicos e asmáticos (muito comum entre os atletas), o ambiente onde estamos pode influenciar em nosso bem-estar e de forma direta nos resultados obtidos nos treinamentos e competições.

Falando sobre as doenças contagiosas temos que tomar um cuidado especial. É frequente as viagens para o exterior e a manutenção da carteira de vacinação em dia é fundamental.

Estamos passando por um período crítico, motivo de muita preocupação. O novo vírus COVID – 19 está se espalhando por todos os continentes e já chegou ao Brasil!

Para evita-lo precisamos tomar certos cuidados como lavar sempre as mãos, evitar contatos muito próximos como beijos e apertos de mão, enfim existem informações de meios de prevenção divulgadas nas redes sociais e mídia na tentativa de diminuir o contágio, mas devemos estar atentos nas informações falsas e fantasiosas que só confundem a população.

Buscar informações em fontes confiáveis juntos a Secretarias de Saúde e profissionais capacitados é de extrema importância.

Como forma de precaução, diversos eventos esportivos já foram cancelados na Europa e na Ásia, como foi o caso da etapa da Itália da World Series de Natação Paralímpica, o Troféu Cidade de Milão, na Itália, e luta de Esquiva Falcão, que seria na China. Vamos todos ficar atentos e principalmente fazer a nossa parte.

Não se esqueça de curtir minha página no Facebook: Matheus Gonche e não deixe de me seguir no instagram:@gonchematheus. Por lá também podem me enviar críticas e sugestões de temas para cada vez mais podermos melhorar nossa coluna. Todas as colunas daqui estão também no meu site: www.matheusgonche.com.br !