Sierra Nevada: o paraíso do treinamento na altitude – Jornal A Voz da Cidade

Sierra Nevada: o paraíso do treinamento na altitude – Jornal A Voz da Cidade

Oi galera! Na coluna de hoje vou contar um pouco como foram minhas três semanas em Sierra Nevada, um dos locais de treinamento em altitude mais conhecidos do mundo.
Foram dias intensos de treinamento e preparação física. Foram três semanas bem duras, mas que me trouxeram um grande resultado físico e mental.
É um grande desafio, a altitude dificulta o treino. O centro de treinamento lá na Espanha fica a 2.320m acima do nível do mar.
Lá tivemos contato com pessoas de diferentes países e esportes. E isso foi muito legal, para adquirir novas experiências e fazer novas amizades. Ajudou a descontrair o nosso treinamento e deixar nossa estadia mais feliz.
Nós estavamos lá para trabalhar e treinar, mas não podia deixar de divertir um pouco, isso foi fundamental para aguentar esses dias de treinamento intenso.
Na água nosso período de treino durava duas horas. E fizemos períodos de uma semana com: dois treinos segunda e um treino terça e vice-versa. Todos os dias eram muito intensos, nos treinos nós variamos muito o estilo: um treino fazíamos com mais metragem e outro com mais estímulos de força e velocidade.
Os dois cansavam do mesmo jeito, mas de formas diferentes.
Fiz o treinamento acompanhado pelo meu técnico do SESI-SP, Fernando Vanzella, e com meus companheiros de equipe Raphael Rodrigues, Daynara de Paula e Etiene Medeiros.
Os treinamentos em altitude são realizados porque ajudam na melhora da potência aeróbica e no trabalho anaeróbio. A pressão atmosférica é baixa e que dificulta a realização de exercícios e faz com que o organismo tenha que se adaptar ao novo ambiente. Estou muito feliz pela experiência. Nunca tinha feito um treinamento pesado na altitude.
A preparação que fiz em Sierra Nevada foi focada na Seletiva para as Olimpíadas de Tóquio, que será realizada em abril no Rio de Janeiro e no Campeonato Sul-Americano de Natação que será realizado em Buenos Aires no mês de março.
No Sul-Americano farei minha primeira participação na Seleção Absoluta principal do Brasil e estou trabalhando duro para fazer o melhor resultado possível em Buenos Aires.
A estrutura foi espetacular, agradeço sempre ao SESI São Paulo por ter me dado a oportunidade de embarcar em mais essa aventura que somou muito para minha carreira.
Não se esqueça de curtir minha página no Facebook: Matheus Gonche e não deixe de me seguir no instagram:@gonchematheus. Todas as colunas daqui estão também no meu site: www.matheusgonche.com.br !Até semana que vem !!